ERASMO SHALLKYTTON

O POETA É O SENHOR DE TODAS AS EXALTAÇÕES HUMANAS

Textos


Raimundo Soldado – O maior músico do Maranhão

 

 

Um dia, uma cidade do Maranhão, acordou em plena alvorada com a voz do músico e compositor Raimundo Soldado. Santa Inez teve a honra em ter um grande músico letrista de música popular. Santa Inez está localizada na região nordeste do Estado do Maranhão. A virgem e mártir Santa Inez transformou o sonho do pobre rapaz Raimundo Soldado. Santa Inez por ser pura. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma babá que só a deixaria após o casamento. No entanto, Santa Inez sacrificou sua vida aos treze anos, durante as indevidadas perseguições do VI século, por não renegar a Cristo teve a sua morte no dia 21 de janeiro.

 

Assim, temos hoje a cidade de Santa Inez, que leva o nome da santa pura e venerada, foi exatamente nesta cidade onde nasceu o menino Raimundo Teles Carvalho em 31 de agosto de 1946. De família pobre não teve condições para estudar ou ganhar uma bolsa de estudos  dos políticos, apesar dos inúmeros pedidos.

 

Sabe-se que Raimundo gostava de cantar para os amigos da Rodoviária de Santa Inez e demais verdureiras do mercado central municipal, onde obtinha forte elevação no rumo da música. Porém, seu pai havia proibido Raimundo de ser músico. Estando na idade do serviço militar, Raimundo foi servir o exército, sendo alertado por seu pai para ser enganjado no exército como soldado e ter uma renda mensal. Sem outras condições, Raimundo aceitou, sendo conhecido por onde andava como Raimundo Soldado.

 

Fugindo do exército e família, Raimundo Soldado esteve em algumas cidades do Maranhão, e sendo preso no Estado do Piauí, por ser fugitivo do exército e não portar documentos. Nem com isso teve como deter a sua voz, pois, a alegria da cidade de Santa Inez era prestígio por onde o jovem Raimundo Soldado passasse. Sendo expulso do exército, Raimundo Soldado era sucesso nas rádias locais do Maranhão e Piauí.

O seu primeiro disco (Raimundo Soldado e o Conjunto Grupo de Ouro – com a música Abraçando Você) alcançou respeitante sucesso nos anos 80 com a faixa-título e também com a música "Você gosta de mim" e "Não tem jeito que dê jeito".

 

Apesar de ter alcançado renome nacional e cantar em vários Estados brasileiros. Foi no Estado do Piaui, onde Raimundo Soldado obteve uma glória viva nos compassos e ritmos criado pelo marenhense pop e brega. Notadamente, as guitarras arrazavam nas canções “ A Festa vai começar”. “Você gosta de mim”. Exemplificando, suas canções podiam ser ouvidas à distancias de kilômentros, vez que o melhor baterista do Brasil estava em sua banda, fazendo um jogo rápido e invocado para os ouvintes e dançantes.

 

Nesta fase, as músicas de Raimundo Soldado  tocava nos salões vários ritmos com pura coreografia, o que diferencia do mundo atual atualizado das bandas. Nesta repercusão de música ficou os Filhos de Raimundo Soldado, relembrando os mágicos sucessos do pai.

 

Somente o Estado do Piauí, reconheceu a valor do músico, dando na capital uma Praça e uma rua com o mome do músico Praça Raimundo Soldado e Rua Raimundo Soldado.

 

Raimundo Soldado considerado cantor "brega", suas músicas tinham inicialmente temática romântica, em estilo musical que misturava a estética da música "pop" vigente na época com estilos típicos do Pará e do Maranhão, como o Carimbó. Seus discos seguintes adotaram também influência do forró. Pela gravadora Copacabana, lançou seis discos de vinil.

 

Em CD, foram lançados "Minha Santa Inês" e "Só as antigas", este último incluindo versões com arranjos mais modernos para muitos de seus primeiros temas. A música "Não tem jeito que dê jeito" foi incluída na trilha sonora do filme "At play in the fields of the lord", de 1991. E foi também gravada pelo cantor brega Falcão no disco "A besteira é a base da sabedoria". Em 2000, a EMI lançou um CD com vinte composições de sua autoria, dentro da série "Raízes do Nordeste".

 

Esse maranhense realizou uma grande fusão com a música do nordeste e a música no estilo pop com arranjos simples.

 

No ano de 1980, Raimundo Soldado lançou pela EMI seu primeiro disco, com diversas composições de sua autoria, entre as quais "Menina linda" e "Sanfona branca" e "Fiquei tão triste" em parceria com Zequinha. Em 1981 lançou o segundo disco, ainda pela EMI, com músicas de sua autoria, como "Mulher orgulhosa", "Conquistando o mundo" e "Minha garota". Em 1983 lançou novo LP, com, entre outras, "Malena" e "Esqueça". Em 1985 gravou "Lambada nº 4" e "Forró da prainha", em seu quarto disco pela EMI. Em 1987, gravou, entre outras, "Forró no Piauí", "Eu quero você" e "Vontade louca", todas de sua autoria.

 

Raimundo Soldado, é o maior guardião da música nordestina em suas demais temáticas, tendo conseguido sucesso, e um de seus sonhos era chegar nos Estados Unidos com suas músicas de sucessos.

 

Sabiamente, as festas com a presença de Raimundo Soldado eram lotadas em qualquer lugar. Mas, um dia, Raimundo Soldado com 55 anos de idade, deixou para sempre a música no dia17 de setembro de 2001, na cidade de Timon-MA, ocasionada por meningite. Raimundo Soldado morreu pobre, sem ter um centavo no bolso, algumas pessoas comentaram que Raimundo Soldado passou vários dias indo se consultar em Teresina, porém nenhum médico descobriu a doença, após a sua morte é que foi constada.

 

É penoso saber que o maior músico do Maranhão não tenha uma rua ou uma praça com o nome Raimundo Soldado, apesar dele ter amado o Maranhão e a sua cidade de Santa Inez, fez fama e cantou no mundo todo suas melodias.

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 23/04/2023
Alterado em 26/04/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras